sexta-feira, 8 de março de 2019

Vamos saber um pouco mais sobre a PCH Forquilha?

Local de instalação
A Pequena Central Hidrelétrica Forquilha  foi projetada para ser construída no município de Mangueirinha, região sudoeste do Paraná, e aproveitará um desnível do rio Marrecas (no Km 10 a partir da sua foz), pertencente a bacia hidrográfica do rio Iguaçu.

Área alagada/reservatório
Para a instalação da PCH Forquilha será necessária a formação de um pequeno reservatório, que terá como função principal criar queda e captar a água. Desta forma a área alagada total do empreendimento será de 0,74 hectare, dos quais 0,58 ha equivale ao leito natural do rio Marrecas, ou seja, a área efetivamente alagada é de 0,16 ha. A extensão do reservatório será de 284 metros com um perímetro total alagado de 680 metros.  

Área de Preservação Permanente (APP)
Com a formação do reservatório da PCH Forquilha 50 metros no seu entorno será constituído de Área de Preservação Permanente (APP), totalizando 2,75 hectares. 


APP da PCH Forquilha após formação do pequeno reservatório. Linha pontilhada, é a área que necessita de ações de recuperação. Fonte: Recitech

Barragem/barramento
O Barramento da PCH Forquilha foi projetado em concreto estável à gravidadeA barragem vertedouro será construída em concreto ciclópico. A altura máxima da barragem/vertedouro será de 3,5 metros e extensão de 67 metros.


Vista da barragem e vertedouro projetado para a PCH Forquilha.Fonte: Recitech.

Vazão ambiental/ecológica
Para o trecho situado abaixo do barramento até o canal de fuga da PCH propõem-se a manutenção de vazão ambiental de  0,74 m³/s.  Para a liberação desta vazão será instalado dispositivo provido de 4 orifícios de 300 mm. de diâmetro junto ao vertedor. A manutenção desta vazão tem função de manter e conservar a vida aquática no trecho mencionado, que terá sua vazão reduzida.

Tomada d'água
A tomada d’água é do tipo direta junto ao reservatório, e está posicionada na margem esquerda do rio.

Circuito hidráulico
Após a tomada d’água, o circuito hidráulico prossegue em túnel por 2.512 metros de comprimento.

Conduto forçado
Na seguida há 2 condutos forçados que se conectam a casa de força 

Casa de força
A casa de força foi projetada na margem esquerda do rio Marrecas e dimensionada para abrigar duas unidades hidrogeradoras do tipo Francis Simples.  

Canal de fuga
O Canal de fuga foi projetado com a função de devolver toda a água captada na barragem ao rio Marrecas. Esta estrutura será escavada em rocha com 8,0 m de comprimento, 14,9 m de largura e 4,0m de lâmina d’água.  



Distribuição da energia gerada na PCH Forquilha
A energia gerada na PCH Forquilha será conduzida por linha de transmissão por cerca de 27,2 Km até a subestação do canteiro de Segredo.

Potência instalada:
O empreendimento hidrelétrico possuirá potência instalada de 5,5 MW, isso possibilitará atender as necessidades energéticas de mais 4 mil residências quando, o empreendimento estiver operando em plena carga.
De acordo o projeto básico da PCH, prevê-se a geração de 24.616 MWh/ano.

Estudos Ambientais e o Relatório Ambiental Simplificado
A empresa RECITECH Projeto e Consultoria Sanitária e Ambiental Ltda, contratada pela Hidrelétrica Forquilha, foi responsável pelos estudos realizados na área de instalação da PCH Forquilha. No ano de 2015 protocolou-se junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o Relatório Ambiental Simplificado (RAS) do empreendimento. Este documento reúne dados relacionados ao meio físico, biótico e socieconômico da área de implantação da PCH Forquilha.

Para acessar o RAS da PCH Forquilha clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário