sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Andamento dos Programas Ambientais

Durante a fase de implantação da PCH Forquilha, 13 programas ambientais estão em desenvolvimento com o objetivo de mitigar e reduzir os impactos ambientais, bem como promover o monitoramento ambiental da obra. No quadro abaixo apresenta-se os programas e também o andamento dos mesmos (clique na imagem para ampliá-la).

Confira a seguir os dados de alguns programas ambientais em execução na fase de obras da PCH Forquilha:

 

Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos: 

Durante a instalação da PCH Forquilha são gerados resíduos, como plástico, papel, ferro, madeira, papel higiênico. Dessa forma este programa orienta a correta gestão destes, a fim de evitar os impactos adversos causados no meio ambiente em caso de destinação inadequada. 
No canteiro de obra da PCH Forquilha estão sendo instalados recipientes para armazenamento temporário dos resíduos e profissionais da Forte Soluções Ambientais realizam atividades juntamente com os colaboradores da obra para orientá-los quanto a correta separação e destinação dos resíduos. Clique aqui para acessar o relatório deste programa ambiental

  

Programa de Monitoramento da Qualidade da Água

Para a execução deste programa realiza-se a análise de 29 parâmetros em 02 pontos de coleta situados no rio Marrecas (01 a montante do barramento e 01 a jusante da casa de força). Os resultados obtidos são comparados à Resolução Conama n°357/2005 para rios de Classe II para verificar se a água na região da obra atende os requisitos estabelecidos pela legislação vigente. Clique aqui e confira o relatório referente à campanha executada em novembro de 2019 e aqui para acessar o relatório referente à campanha realizada em abril de 2020.

  

Programa de Controle de Processos Erosivos

Durante a execução da obra da PCH Forquilha diversas ações são necessárias, como: remoção de vegetação, abertura de acesso, revolvimento de solo, formação de taludes, que aliados às características do solo e eventos climáticos podem ocasionar processos erosivos. Desta maneira este programa tem como objetivo observar o surgimento de processos erosivos, e, caso surjam, realizar ações de mitigação e controle destes logo no início. Trimestralmente são realizadas vistorias na obra do empreendimento para execução deste programa, os resultado obtidos na 1ª campanha podem ser acessados aqui e o da 2ª campanha aqui.

 

Programa de Monitoramento da Fauna 

Com a execução deste programa pretende-se conhecer os animais existentes na região de implantação da PCH Forquilha e acompanhar a dinâmica de suas populações ao longo da obra do empreendimento.
Para o monitoramento da fauna terrestre foram delimitadas 03 áreas amostrais situadas nas imediações da obra, por meio da execução de duas campanhas de amostragens foram registradas 09 espécies de anfíbios, 03 espécies de répteis, 103 espécies de aves e 13 de mamíferos. Clique aqui para consultar o relatório completo do monitoramento da fauna terrestre.

  

Programa de Monitoramento de Efluentes

Na área de obra da PCH Forquilha foram instalados banheiros químicos, dessa forma esse programa orienta a retirada dos materiais dos banheiros químicos de modo que ocorra o transporte e destinação final de maneira adequada. Clique aqui e confira o relatório da 1ª campanha de vistoria e aqui para acessar o relatório da 2ª campanha.

 

Programa de Geração de Emprego

Durante a obra de empreendimentos hidrelétricos diversos empregos são gerados, no caso da PCH Forquilha desde o início das obras até março de 2020, 55 colaboradores estavam atuando na obra. 

Veja abaixo o registro fotográfico da obra da PCH Forquilha em andamento:


Andamento da obra de implantação da PCH Forquilha. Foto: Forte Soluções Ambientais

Andamento da obra de implantação da PCH Forquilha. Foto: Forte Soluções Ambientais


Nenhum comentário:

Postar um comentário