sexta-feira, 24 de março de 2023

Principais resultados do programas ambientais: Campanha de Fevereiro de 2023!!!

 PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA

Para a execução deste programa realiza-se a análise de parâmetros em 02 pontos de coleta situados no rio Marrecas (01 a montante do barramento e 01 a jusante da casa de força). Os resultados obtidos são comparados à Resolução Conama n°357/2005 para rios de Classe 2 para verificar se a água na região da obra atende os requisitos estabelecidos pela legislação vigente.

Os resultados do IQA (Índice da Qualidade da Água) apontaram classificação como de água de boa qualidade, para a campanha de fevereiro de 2023, sendo o valor do índice 83,62 e 87,42, para os pontos P1 e P2, respectivamente. Vale destacar que parâmetros importantes para a existência de vida aquática, como oxigênio dissolvido e pH, encontram-se dento do esperado.  Abaixo estão apresentados registros do momento da coleta da água.


PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E EFLUENTES LÍQUIDOS

A PCH conta com coletores identificados para separação de cada tipo de material para armazenamento temporário de resíduos e banheiro para coleta de efluentes sanitários.



Na vistoria realizada em fevereiro de 2023 não foram encontradas não conformidades neste programa.


PROGRAMA DE CONTROLE DE PROCESSOS EROSIVOS

Durante a execução da obra da PCH Forquilha diversas ações foram necessárias, como: remoção de vegetação, abertura de acesso, revolvimento de solo e formação de talude que, aliados às características do solo e a eventos climáticos, poderiam ocasionar processos erosivos.

Para evitar o surgimento de processos erosivos realizou-se a cobertura vegetal do solo e estabilização de taludes. Desta maneira, na fase operacional, este programa tem como objetivo monitorar as áreas da usina para avaliar a formação de processos erosivos. E, caso sejam observados, realizar ações de mitigação e controle destes logo no início.

Na vistoria realizada em fevereiro de 2023 observou-se que os taludes na região do empreendimento encontram-se em conformidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário