terça-feira, 28 de novembro de 2023

Descritivo semestral dos Programas Ambientais realizados na PCH Forquilha!

 PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Durante a operação da PCH Forquilha é gerado resíduos sólidos por atividades dos colaboradores que trabalham na estrutura e por meio de manutenções que ocorrem no empreendimento quando necessário. Sendo assim se faz necessária a correta gestão destes resíduos a fim de evitar os impactos adversos causados por estes no meio ambiente.
Para isto a empresa responsável pela PCH Forquilha, conta com o apoio da Forte Desenvolvimento Sustentável, empresa de consultoria ambiental, responsável pela elaboração de campanhas de educação ambiental que possuem o intuito de orientar os trabalhadores sobre a destinação adequada de cada resíduo.
No empreendimento estão instalados recipientes para a correta destinação dos resíduos gerados durante a instalação empreendimento, conforme a figura a seguir:


PROGRAMA DE QUALIDADE DE ÁGUA

A empresa responsável pela PCH Forquilha, preocupada em manter a qualidade dos rios afetados, realiza a coleta de água dos corpos hídricos para posterior análise em laboratório.
Para tanto a usina conta com o apoio da Forte Desenvolvimento Sustentável, empresa de consultoria ambiental que periodicamente coleta amostras de água deste rio e leva para o laboratório no qual são analisados 25 parâmetros, sendo que com estes é possível avaliar a qualidade da água.
O objetivo de realizar estas ações de monitoramento é verificar se a PCH Forquilha não está alterando a qualidade da água desse rio, sendo que até o momento nenhuma anomalia foi verificada pela operação do empreendimento, indicando que os controles ambientais nesta usina estão sendo realizados de forma satisfatória.
Dentre os parâmetros avaliados vale destacar que a DBO e o pH encontram-se dentro do esperado para a existência de vida aquática, e chama-se a atenção para a concentração de oxigênio dissolvido, que estava abaixo do valor orientativo da Resolução CONAMA 357/2005.


PROGRAMA DE CONTROLE DE PROCESSOS EROSIVOS

Os processos erosivos consistem no desgaste, afrouxamento do material rochoso e remoção de detritos na superfície da Terra, sendo este um fenômeno natural (BIGARELLA, 2003), influenciados pelo clima (regime de chuvas), características do solo (físicas e químicas), relevo (declividade, comprimento de rampa e forma de encosta), entre outros fatores (SILVA et al, 1998). Todavia esta ação pode ser acelerada por ações antrópicas, entre as quais se destacam o desmatamento e uso inadequado do solo (BIGARELLA, 2003).
Assim sendo, se justifica realizar um programa de controle de processos erosivos, com o objetivo de observar o surgimento de processos erosivos, e, caso surjam, realizar ações de mitigação e controle destes logo no início. Destaca-se que este programa será realizado principalmente a partir da visualização dos pontos críticos para erosão, sendo que, concomitantemente a este programa, será realizado o programa de monitoramento hidrológico e hidrossedimentológico, que através dos dados obtidos pela estação hidrométrica e hidrossedimentométrica, tais como, vazão, altura do rio, entre outros, irá verificar, principalmente, a ocorrência do fenômeno do assoreamento.

Área de estudo e periodicidade

Inicialmente, a partir do projeto da PCH Forquilha, análise de imagens de drone e visita em campo definiu-se os pontos de recuperação e monitoramento desta. Outros pontos poderão ser adicionados a estes, caso seja verificada necessidade. Destaca-se que os pontos monitorados estão nas imagens abaixo e já possuem cobertura vegetal com cobertura satisfatória.


PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS

A implantação de uma pequena central hidrelétrica exige que sejam instalados sistemas de tratamento de efluentes, tanto de sanitários quanto da operação dos transformadores.
Assim sendo, se faz necessária a execução de um programa de monitoramento de efluentes líquidos objetivando garantir que a geração destes devidos as obras deste empreendimento não causem impactos ambientais locais.
O empreendimento conta com banheiros com fossa séptica e caixas, assim como transformadores com caixas de separação de água e óleo que estão ligadas ao equipamento.

Até a próxima atualização!

Nenhum comentário:

Postar um comentário